Imagem de uma mulher fazendo uma ressonância magnética.

Coaching Oncológico

O termo coaching é aplicado como uma forma de alcançar metas pessoais e profissionais – mas é também uma técnica que pode ser aplicada na área da saúde, trazendo grande apoio para pacientes oncológicos.

 

Segundo Ricardo Lima, Coordenador do Programa de Coaching do Grupo Americas, o chamado Coaching Oncológico não é um tratamento e não tem função terapêutica.“Trata-se de uma ferramenta de autoconhecimento e gerenciamento de qualidade devida”, explica.

 

Esse acompanhamento ajuda a tirar a doença de foco e auxilia no desenvolvimento de habilidades como motivação, resiliência e auto-eficácia. A partir dessas vertentes, são realizadas sessões para descobrir metas e objetivos do paciente, sejam elas pessoais ou relacionadas à saúde. Com essas informações bem definidas, é iniciado o trabalho par aque o indivíduo alcance seus objetivos.

 

Mas é importante não confundir esse acompanhamento com terapia. Para pacientes diagnosticados com depressão ou ansiedade, aliás, pode ser indicado o atendimento psicológico antes de iniciar o processo de treinamento ou simultaneamente ao processo de coaching.

Os benefícios do acompanhamento por um coach

Legenda

O serviço pode reduzir os casos de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático em pacientes com câncer. Isso acontece porque o indivíduo deixa de viver com foco na doença e passa a se sentir motivado a desenvolver outros projetos, trabalhando também seu bem-estar emocional.

 

Os benefícios mais comuns são melhoras na alimentação, gerenciamento de estresse e a prática de exercícios físicos, que são potencializados quando somados às questões comportamentais trabalhadas no Coaching Oncológico.

 

A partir da decisão do paciente, seus familiares podem também fazer parte das sessões. Disponíveis nos formatos individual ou compartilhado, essa prática também melhora a comunicação entre os envolvidos.

 

O serviço está disponível no Samaritano Higienópolis e no Hospital Paulistano.

Legenda